Elisão: a vilã oculta na comunicação e na locução
- Nyrlene Pamplona
- 2 de jul.
- 2 min de leitura

Você já percebeu que muitas vezes ao falar, algumas palavras parecem "se misturar" umas com as outras? Isso é a elisão em ação!
Mas, afinal, o que é elisão?
A elisão é um fenômeno linguístico em que uma vogal de uma palavra é "engolida" quando precede outra vogal no início da outra palavra. Por exemplo, em vez de dizer "ela é incrível", muitas pessoas acabam dizendo "elé incrível". Soa familiar?
Embora essa prática seja comum no dia a dia, especialmente em conversas informais, ela pode prejudicar uma boa comunicação e comprometer a qualidade de uma locução profissional, por exemplo. Para locutores, narradores e profissionais da voz, evitar a elisão é fundamental pra garantir clareza, elegância e fluidez na transmissão da mensagem.
Veja alguns exemplos de elisão:
Com elisão: "O amigo delé gente boa."
Sem elisão: "O amigo dela é gente boa."
Com elisão: "O campeonato está na quintetapa."
Sem elisão: "O campeonato está na quinta etapa."
Por que Evitar a Elisão?

Não cometer elisões numa conversa do dia a dia, no ambiente profissional ou mesmo numa narração, traz clareza na mensagem falada. Uma fala clara é essencial pra garantir que o ouvinte compreenda cada palavra sem esforço.
Não cometer elisões traz credibilidade. Uma locução limpa e bem articulada transmite profissionalismo e cuidado com a comunicação.
Não cometer elisões traz impacto emocional. Palavras ditas com precisão soam mais impactantes, além de manter a atenção do ouvinte.
Às vezes o ouvinte não consegue identificar que uma fala não tem elisão, mas percebe que tem algo diferente nessa fala que traz boas sensações.
Benefícios de Falar Corretamente
Evitar a elisão melhora a percepção da sua fala e reforça sua autoridade como comunicador. Além disso, uma fala bem estruturada e fluida é essencial pra criar conexão com o público, seja em uma locução publicitária, um vídeo explicativo, um discurso ou uma palestra.
Mas Nyrlene, como eu evito a elisão?
Primeiro, pratique sua dicção. Exercícios de articulação e trava-línguas são ótimos. Ler em voz alta é um exercício muito efitiente, pois assim é possível prestar atenção em como você une as palavras.
Gravar a fala e ouvir na sequência é maravilhoso pra identificar onde pode estar "engolindo" vogais.
Por último eu digo que respirar corretamente é um divisor de águas entre o falar bem e o não falar bem. Uma respiração controlada ajuda a articular cada palavra com precisão.
Evitar a elisão é um passo importante pra melhorar sua comunicação e se destacar no mercado, seja como um profissional da voz, como professor, palestrante, ou mesmo como deter a atenção das pessoas com quem você está se comunicando. Afinal, cada palavra tem seu peso, sua importância e deve ser dita de forma clara e plena.
Agora é sua vez! Que tal gravar uma frase e perceber como você articula suas palavras? Não deixe que a elisão "roube a cena" na sua comunicação!

Se você quer melhorar sua fala e sua comunicação, faça exercícios e veja a diferença! Acesse o e-book com trava línguas divertidos e exercícios de dicção.
Kommentarer